TRÍDUO PASCAL

18 - Abril
TRÍDUO PASCAL

JESUS CRISTO RESSUSCITOU, ALELEUIA!

O Tríduo Pascal é formado pela Quinta-feira Santa, pela Sexta-feira da Paixão e pelo Sábado da Vigília Pascal. Ora, se levássemos “ao pé da letra” o que celebramos nestes três dias, entraríamos na Igreja na Quinta-feira para celebrar a Ceia do Senhor, ali permaneceríamos, em oração, durante toda a noite até as três horas da tarde da Sexta-feira santa, quando Jesus morreu por nós. Continuaríamos recolhidos na Igreja durante todo Sábado para celebrar a Vigília Pascal durante a noite, iluminados pelo Círio pascal e pelas inúmeras velas nas mãos, que só se apagariam quando o sol despontasse na gloriosa manhã do Domingo da Ressurreição.
Na última Ceia, Jesus instituiu a santa Eucaristia, cumprindo assim a promessa que ele mesmo fez: “O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”. (Jo 6,51) Naquela Ceia, tendo determinado aos apóstolos: “Fazei isto em minha memória” (Lc 22,19), Jesus instituiu o novo sacerdócio. Na Sexta-feira da Paixão, Jesus celebrou na Cruz o perfeito e eterno Sacrifício, ali, ao mesmo tempo, Jesus era Sacerdote, oferenda e altar.
“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,12) Movidos por esta Palavra de Jesus, no Sábado santo, ascendemos o Círio Pascal, dele tiramos luz para nossas velas, mostrando assim o desejo de ser iluminados pela vida e pela santa Palavra do Senhor. Abençoamos solenemente a água a ser usada no Batismo dos novos cristãos, que Deus dará à Igreja. No Sábado santo já começa a festa, pois assim como a luz rompe as trevas, assim também a Ressurreição de Jesus coloca o destino humano nas mãos de Deus. A morte não é o fim, mas a passagem para a Vida eterna. Como ensina o apóstolo Paulo: “Se morremos com Cristo, também viveremos com ele, ressuscitado dos mortos, Cristo não morre mais, a morte não tem mais domínio sobre ele.” (Rm 6,8-9)
O Domingo de Páscoa é o dia que Senhor fez para nós, nele nos alegramos e exultamos! Cantamos com o salmista: “Dai graças ao Senhor Deus porque ele é bom e eterna é a sua misericórdia! Sua mão poderosa fez maravilhas e me levantou, não morrerei, mas viverei para contar as grandes obras do Senhor.” (Sl 117) Sim, querido irmão e irmã, no Calvário, a Vida enfrentou a morte, ali esteve cativo o Rei da vida, que venceu, e agora reina eternamente vivo.
Lembra-te, o mesmo Jesus ressuscitado que subiu aos céus, caminha à frente dos seus, pois ele mesmo prometeu: “Estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28, 20). Portanto, nesta Semana Santa, venha estar com JESUS, venha honrá-lo com tua participação. Certa vez Jesus disse: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 10,32)
Caríssimo, irmão e irmã, que JESUS caminhe à tua frente para te guiar, atrás de ti para te proteger, ao teu lado para te amparar. O futuro a Deus pertence, por isso não te esqueças: venha o que vier, não temas, tenha coragem, permaneça em paz... JESUS venceu o mundo. (Jo 16,33)
A você e à sua família uma feliz e abençoada Páscoa!