DOMINGO DE PENTECOSTES

06 - Junho
FESTA DE PENTECOSTES

A PAZ ESTEJA CONVOSCO!

“Vinde Espírito Santo e enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.” Fazemos este pedido porque já se passaram cinquenta dias da Páscoa de Jesus. Chegou o dia de Pentecostes. Neste domingo o evangelho é de Jo 20,19-23.
Depois da morte de Jesus, a vida dos discípulos tornou-se uma “eterna noite”. Sim, porque toda esperança que o Senhor lhes havia dado simplesmente desapareceu na sexta-feira da paixão. Como disseram os discípulos de Emaús: “Nós esperávamos que fosse Ele o Salvador de Israel.” Mas Jesus tinha morrido e seu corpo depositado no sepulcro. Agora, o esperado dia da libertação e da vitória havia se transformado numa noite sem fim.
Pois bem, Jesus esperou o anoitecer do primeiro dia da semana. O dia depois do sábado de Páscoa, dia comum, dia de voltar ao trabalho e à vida de sempre. Jesus esperou o sol se pôr e as trevas da noite cobrirem a terra. Nos discípulos, a esperança havia se transformado em medo e aquela vida livre e alegre ao lado de Jesus se transformou num silêncio tétrico dentro de uma sala com portas trancadas.
Sem fazer qualquer barulho, Jesus entrou. Imediatamente as candeias colocadas nas paredes se apagaram e próprio Jesus passou a iluminar toda a sala, com uma claridade que o mais potente holofote da terra não poderia dar. Todos ficaram boquiabertos, corações acelerados... alguns tremiam e outros seguravam forte o braço do irmão mais próximo. O espanto era geral.
Então Jesus disse: “A paz esteja convosco!” Subitamente alguém sussurrou: “É Jesus?” Então Jesus puxou devagar as longas mangas da túnica e mostrou-lhes as mãos e depois o peito. “Sim é Jesus!” respondeu quem estava ao lado. De novo, o silêncio foi rompido pela voz firme e suave do Senhor: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio”, e a promessa que, antes de morrer, Jesus lhes havia feito, naquele instante, foi cumprida: Soprou sobre eles, dizendo: “Recebei o Espírito Santo.”
Depois de ter falado, quando Jesus se retirou, as candeias se acenderam sem que ninguém as tocasse. Alguém bateu forte na porta da sala ainda trancada. Todos se assustaram. Bateram de novo mais forte ainda. Quem estava mais perto da porta, abriu. Então, os dois discípulos que tinham ido para Emaús entraram às pressas e disseram alto: “Nós vimos o Senhor!”
Estimado irmão, desejo a você que o Domingo de Pentecostes seja a oportunidade de ver Jesus vivo e vitorioso, pronto para encher tua vida de Esperança e Paz. A você e sua querida família, um feliz e abençoado Domingo de Pentecostes. Receba a benção e fique com Deus.