14º DOM DO TEMPO COMUM

22 - Julho
14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”

Retomamos agora na liturgia o Tempo Comum. Neste domingo, o evangelho da Missa é tirado de Lc 10,1-12.17-20. Nesta passagem, Jesus escolhe setenta e dois discípulos e os envia dois a dois às cidades onde Ele próprio devia ir. Sim, Jesus que devia ir, pois a missão era sua de fato e de direito. Mas o Senhor quis dividi-la com seus discípulos.
Jesus deu aos seus discípulos uma missão de Paz: “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: a Paz esteja nesta casa.” Para que haja Paz no coração humano e na casa dos homens, é preciso que Deus reine nestes dois lugares. Por isso, Jesus ordenou aos discípulos que mostrassem ao povo que Deus estava próximo. Tanto as curas quanto a restauração do ser humano, realizada em nome de Jesus, era o sinal da proximidade de Deus.
Mas alguém não ficou contente com esta proximidade de Deus, era bem melhor quando Ele estava longe e guardado na eternidade do céu. Quem será que não ficou contente com a proximidade de Deus junto da humanidade? A resposta está no relato dos próprios discípulos: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.”
De fato, o demônio não poderia mesmo ficar contente com a proximidade de Deus. Pois onde Deus reina ali termina o império satânico, mantido com a mentira, princípio de todo tipo destruição. Sabe como Jesus reagiu a esta notícia dos discípulos?
Ele se associou à alegria deles e confirmou a derrota do inimigo: “Eu vi satanás cair do céu, como um relâmpago.” E que ele vá para as profundezas do inferno de onde nunca devia ter saído.
Saiba, caro irmão e irmã, que Jesus quer inscrever teu nome no céu. Afinal, foi para isto que Ele veio ao mundo, entregue ao poder do maligno. Corra para longe disto, fazendo o seguinte: busque a verdade em Jesus e seja liberto; receba o Senhor e consagre tua família ao Amor de Cristo. Peço, em oração, que você faça deste domingo um dia abençoado em tua casa, e fique com Deus.