COMUNHÃO ESPIRITUAL

31 - Março
• Este texto, talvez, já esteja chegando em atraso até você. Faço aqui algumas considerações sobre a comunhão espiritual que, neste tempo de igrejas fechadas e missas sem povo, é o recurso do povo católico do Brasil e também de outros países nos dias que estamos vivendo e o será na Semana Santa que se aproxima.

COMUNHÃO ESPIRITUAL. A Igreja Católica ensina: “A oração é a relação viva dos filhos de Deus com o Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. A oração cristã é COMUNHÃO COM CRISTO e sua dimensão é a do Amor de Cristo.” (CIC, n. 2565) Ou seja, quando oramos entramos em comunhão espiritual com Deus Pai, com Jesus Cristo e com o Espírito Santo – quem reza está na presença de Deus! O próprio Jesus confirmou isto quando disse: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18,20)

• Nunca vivemos uma Semana Santa em quarentena. Mas, saiba você, que milhares de pessoas, em todas estas Semanas Santas passadas, estiveram privadas da comunhão sacramental, porque estavam num leito de hospital, numa UTI, ou então longe de uma igreja. Sim, estes irmãos ficaram sem a comunhão sacramental, mas não ficaram sem comungar Jesus NA ORAÇÃO EM ESPÍRITO.
• Ainda hoje, no interior do Brasil, milhares e milhares de pessoas, no Domingo de Ramos, na Quinta feira Santa, na Páscoa, não têm como fazer a comunhão sacramental. Porque onde elas estão não há padre para celebrar e consagrar a Eucaristia. Ficam elas sem Jesus? Não ficam! Porque se NA ORAÇÃO EM ESPÍRITO forem até Ele, para estes irmãos vale esta Palavra de Jesus Cristo: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim, eu não o rejeitarei.” (Jo 6,37-39)
• Nenhuma doença, quarentena ou ausência humana, pode nos separar do Amor de Jesus Cristo. Tanto é verdade que o apóstolo São Paulo dizia aos sofridos cristãos do primeiro século: “Quem nos separará do Amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Mas em tudo isto somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou.” (Rm 8,35.37) Hoje somos nós os atribulados e angustiados.
• Para fazer tua COMUNHÃO ESPIRITUAL siga os seguintes passos: 1) Peça perdão assim: Confesso a Deus Todo-poderoso e vós irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, foi por minha culpa, minha tão grande culpa. Peço a Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós irmãos, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. 2) Escolha e leia um trecho do Evangelho. 3) Reze o Pai nosso. 4) Em silêncio... invoque com tuas palavras a presença de Jesus em teu coração. 5) Agradeça pela tua vida e pelo Amor de Deus que a sustenta. 6) Com amor filial, honre Nossa Senhora com a Ave Maria e a Salve Rainha. 7) Peça sobre você a benção de Deus, fazendo o Sinal da cruz.
• De minha parte, como possível, celebrarei esta Semana Santa por você, sua família, pelos enfermos, os infectados, por todos os profissionais da saúde e do transporte rodoviário, pelos agricultores e por aqueles que não podem parar, pelos nossos governantes que têm que decidir o rumo da nossa luta comum contra a peste, pelo nosso Brasil, pelo Estado e pela nossa querida Santo Anastácio.
• “Vinde a mim vós todos que estais cansados e fatigados com o peso de vosso fardo, e Eu vos aliviarei”, disse Jesus. Fique com Deus e esteja em Paz.